Debates

Encontro Democrático: a quantas anda o espírito empreendedor?


Tendo como tema “O Espírito Empreendedor”, o painel reuniu os especialistas Marcel Solimeo, economista da ACSP; Mara Sampaio, psicóloga social; e Rubens Figueiredo, cientista político e coordenador de conteúdo do Espaço Democrático.

Especialistas falam sobre aperto de municípios em encontro do Espaço Democrático


Evento teve participação de François Bremaeker, gestor do Observatório de Informações Municipais, e de Eurípedes Sales, presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

No Espaço Democrático, especialistas debatem soluções para a falta de água


Participantes defenderam mudanças na legislação de modo a atrair investimentos privados, punições severas para os desperdícios, revisão do pacto federativo para que os municípios possam investir mais na produção e distribuição.

Clubes são culpados pela decadência do futebol. E também vítimas


Para participantes do debate do Espaço Democrático, clubes não têm gestões responsáveis, mas conseguem sobreviver às dificuldades.

Propostas para manter os avanços sociais


Continuidade do processo de transformação social depende de se trabalhar fortemente uma agenda que considere o aumento da produtividade, estímulo ao empreendedorismo, atenção maior às crianças, jovens e mulheres, assim como para a classe média.

É preciso avançar mais na defesa da microempresa


Evento, acompanhado por mais de 3.600 internautas de todo o Brasil, teve como participantes o ministro Guilherme Afif, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho, e o deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP).

O futuro do agronegócio


Produtores rurais ainda enfrentam problemas sérios com a legislação, que muitas vezes pune quem investe em melhorias para atender às demandas do mercado. Essa foi uma das constatações dos participantes do evento promovido pelo Espaço Democrático.

Caminhos para enfrentar o problema das drogas


O Espaço Democrático realizou nesta segunda-feira, 14, mais um debate do ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil”, reunindo especialistas como o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano.

Propostas para consolidar os ganhos da classe média nos países iberoamericanos


Seminário Internacional é realizado conjuntamente pela espanhola FAES (Fundação para Análises e Estudos Sociais) e pelo Espaço Democrático em São Paulo.

Debate sobre prisões mostra caminhos para melhorar a segurança


A socióloga Camila Dias e o cientista político Leandro Piquet Carneiro mostraram pontos de vista divergentes no debate sobre a eficiência do sistema prisional na redução da criminalidade.

Propostas ao programa ‘Mais Médicos’


Debate contou com a presença de especialistas em saúde pública e defendeu, entre outras propostas, a criação de uma carreira de Estado para médicos.

Alternativas para combater o crime


Aumentar a participação do governo federal na política de segurança pública e rever o foco da repressão à oferta de drogas. Essas foram duas das propostas feitas neste segundo debate sobre o assunto.

Acesso a moradia de interesse social deve ser facilitado


Especialistas apontaram a burocracia na liberação de terrenos para a construção de moradias de interesse social como um dos grandes problemas do setor.

Educação precisa de recursos e políticas adequadas


Investimentos forte em escolas, na formação dos professores e em políticas educacionais integradas entre os governos federal, municipais e estaduais são caminhos apontados em debate.

Saúde pública precisa preparar melhor seus gestores


A necessidade de qualificar os gestores da saúde pública foi uma das sugestões tiradas do debate promovido pelo Espaço Democrático. Leia mais

  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2
  • >