1. Home
  2. >
  3. Não deixe de ler
  4. >
  5. A disputa pela maior ‘população offline’...

A disputa pela maior ‘população offline’ do mundo

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

CURIOSIDADE

 

 

 

Quase metade dos usuários da internet no mundo está concentrada em dois países – que, paradoxalmente, também contabilizam o maior número de pessoas sem acesso à rede, informa o site da BBC Brasil. Segundo as Nações Unidas, China e Índia são “os maiores mercados de internet do mundo”.

Com quase 1,4 bilhão de habitantes, a China tem 721 milhões de usuários e é o país que mais produz smartphones. Não por acaso, empresas chinesas como Huawei e Xiaomi estão entre as maiores fabricantes de celulares do mundo. Apesar de grande, esse é um mercado difícil de penetrar – a censura forte do governo à rede complica a entrada de grandes multinacionais de tecnologia.

A Índia, por sua vez, tem cerca de 400 milhões de usuários de internet. O número parece grande, mas não chega a um terço dos mais de 1,3 bilhão que vivem no país. O resto não consegue se conectar. É a maior população offline do mundo, segundo dados de 2016 do Banco Mundial.

Essa acaba sendo uma boa notícia para as empresas de tecnologia, que veem na Índia um campo imenso para crescer: espera-se que, até 2021, a população com acesso à rede ultrapasse 630 milhões de usuários. Leia a íntegra da reportagem da BBC Brasil aqui.

  Publicações

  Para pensar