1. Home
  2. >
  3. Notícias
  4. >
  5. “Governo precisa estimular o setor privado”,...

“Governo precisa estimular o setor privado”, diz Roberto Macedo

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

ENTREVISTA

 

 

 

O mineiro Roberto Macedo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no início da década de 1990 e consultor da Fundação Espaço Democrático, é um dos analistas mais argutos da vida brasileira. Mestre e doutor em economia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e com pós-doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, além de professor visitante nas universidades de Kobe, no Japão, e Internacional da Flórida, nos Estados Unidos, Macedo construiu nos últimos anos uma imagem de independência que nem sempre é fácil de encontrar no país.

Na entrevista a seguir, ele analisa os primeiros dias do presidente Jair Bolsonaro e aponta quais são os maiores desafios dos novos comandantes do País, empossados há menos de um mês. “A comunicação do governo com a sociedade está particularmente desarticulada, em grande parte porque se assenta em informações contraditórias”, diz. O economista, porém, ressalta o compromisso de Bolsonaro com a agenda liberal e a preocupação com os ajustes das contas públicas, fatores considerados essenciais para a retomada do crescimento sustentável. “É preciso fazer andar os programas de privatizações e obras de infraestrutura para colocar a economia em passo mais rápido”, alerta o especialista.

Macedo também sugere caminhos para um crescimento mais vigoroso nos próximos anos. “O comércio internacional e o estímulo interno têm que caminhar juntos”, afirma. “Mas esse estímulo tem que focar mais na poupança e no bom investimento que precisa ser feito dela.” Leia a íntegra da entrevista na edição de hoje dos jornais Correio Brasiliense e O Estado de Minas.

  Publicações

  Para pensar