Arábia Saudita criará cidade ecológica sem carros

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

NÃO DEIXE DE LER

 

 

Nasce “The Line”, a cidade sem carros, estradas e nenhuma emissão de carbono. O anúncio foi feito pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que promete uma cidade que poderá acomodar 1 milhão de habitantes, com 170 quilômetros de comprimento preservando 95% das áreas naturais. O país que é o maior exportador mundial de petróleo bruto criará a cidade ecológica no Neom, uma região futurista e turística ao noroeste da Arábia Saudita. É o que informa matéria publicada no site da Agência Brasil.

Os detalhes do projeto, só serão divulgados mais tarde, assegurou o príncipe Mohammed bin Salman, antes de mostrar imagens computorizadas da “linha” e paisagens de desertos primitivos e mares azuis.

A cidade pensada para pedestres terá serviços como escolas e centros de saúde, bem como espaços verdes e transportes públicos de alta velocidade, que não fazem mais de 20 minutos de viagem, de acordo com um comunicado de imprensa.

A construção da The Line terá início no primeiro trimestre de 2021 e será financiada pelo Fundo Saudita de Investimento Público (PIF), o principal instrumento da política de diversificação econômica do país.

O projeto vai criar 380 mil empregos e a sua contribuição para o Produto Interno Bruto está estimada em 180 bilhões de rivals (moeda da Arábia Saudita, mais de 39 bilhões de euros) até 2030, de acordo com a nota da Neom.

  Publicações

  Para pensar