Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Brasileira é premiada após descobrir 25 asteroides em projeto da Nasa

Utilizando um software, ela identificava o que se movia no espaço e fazia uma análise numérica do objeto para concluir se era ou não um asteroide

 

Utilizando um software, Verena identificava o que se movia no espaço e fazia uma análise numérica do objeto para concluir se era ou não um asteroide

 

Texto: Estação do Autor com site g1

Edição: Scriptum

 

Em 2020, confinada em casa por conta da pandemia e cansada do conteúdo que estudava para o vestibular de medicina, Verena Paccola inscreveu-se em um treinamento da Nasa que havia visto na internet. O resultado foi que, aos 22 anos, ela recebeu um prêmio por ter descoberto 25 asteroides.

Na reportagem de Vinícius Alves para o g1, a jovem brasileira conta como descobriu os asteroides, incluindo um que pode colidir com a Terra.

Utilizando um software disponibilizado pela NASA, Verena identificava o que se movia no espaço e fazia uma análise numérica do objeto para concluir se era ou não um asteroide a partir de um relatório gerado pela própria ferramenta. O material era enviado automaticamente para a Universidade de Harvard e, posteriormente, para a agência espacial americana.

Nos relatórios produzidos, os números coincidiam com a margem do que poderiam ser asteroides. A Nasa, então, confirmou que a estudante havia descoberto ao menos 25 corpos, sendo que um deles foi considerado de grande importância.

Apesar de ser um processo de aproximadamente oito anos, uma das preocupações da jovem estudante é de como nomear os asteroides. Porém, um deles já está batizado. Vai levar o nome de sua avó, Rochelle. Assim, Verena pretende eternizar, “lá no céu”, sua principal incentivadora e exemplo de vida.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!