Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Carro elétrico, o sonho de consumo mundial

O mercado brasileiro atingiu a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados vendidos – só em agosto foram 4.246

Montadoras estão trabalhando a todo o vapor em suas fábricas, desenvolvendo modelos cada vez mais eficientes

 

Texto: Estação do Autor com tecmundo

Edição: Scriptum

 

Os tempos mudam e os sonhos de consumo também. O desejo hoje em todo o mundo é possuir um carro elétrico. Aqui no Brasil não é diferente. Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que o mercado nacional atingiu a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados vendidos, sendo que no último mês de agosto foram registrados 4.246 emplacamentos no Brasil.

Com a crescente procura pelos eletrificados, as montadoras estão trabalhando a todo o vapor em suas fábricas, desenvolvendo modelos cada vez mais eficientes. O setor de mobilidade elétrica no Brasil e no mundo é tema da reportagem de Junior Miranda para o site tecmundo.

Os números são impressionantes. No mercado internacional, no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 63% nas vendas de veículos 100% elétricos e de híbridos plug-in, em comparação com 2021. Foram entregues aos consumidores 4,2 milhões de carros, caminhões, veículos comerciais leves e ônibus. O resultado confirma que a eletrificação da frota não passa somente pelos carros, mas por diversos modelos de meios de transporte de pessoas e cargas.

A China se destaca no cenário mundial tendo a eletrificação em ritmo acelerado. No primeiro semestre, foram comercializados um total de 2,4 milhões de VE’s, entre elétricos e híbridos, uma alta de 121% no comparativo com 2021. Já nos Estados Unidos, mesmo não batendo na casa dos milhões, foram vendidos no mesmo período 580 mil unidades, uma alta de 59%. A Europa apresentou crescimento de apenas 5%, segundo a consultoria SNE Research, a guerra na Ucrânia pode ter impactado diretamente os resultados.

O Brasil vem apresentando uma tendência de crescimento no setor, acompanhando a tendência global da eletrificação. Porém, diferentemente dos países mencionados, o país não conta com incentivos fiscais eficientes que possam impulsionar ainda mais o setor.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!