Como seu cérebro muda enquanto você come
CIÊNCIA 24.mar.2020

Os circuitos neurais que controlam as sensações de fome e saciedade no nosso cérebro têm a capacidade de modificar suas conexões.
Como nosso organismo faz com que nos sintamos satisfeitos após uma refeição? É uma pergunta que talvez você já tenha se feito. E um grupo de pesquisadores franceses afirma ter encontrado a resposta, mostra reportagem da BBC News Brasil (leia a íntegra aqui).
Uma equipe dirigida pelo pesquisador Alexandre Benani, do Centro Nacional para a Investigação Científica (CNRS, na sigla em francês), afirma que o sentimento de saciedade está relacionado a uma série de reações desencadeadas por um aumento nos níveis de glicose no sangue.
Em um estudo publicado recentemente na revista científica Cell Reports, o grupo de especialistas explica que os circuitos neurais que controlam as sensações de fome e saciedade no nosso cérebro têm a capacidade de modificar suas conexões.
Segundo os autores, que utilizaram ratos de laboratório em suas pesquisas, isso permite ajustar o comportamento alimentar às condições da vida e manter um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.
Os cientistas também suspeitam que essa plasticidade neural poderia ser alterada em pessoas obesas.