Texto Estação do Autor com Agência Brasil
Edicão Scriptum
Uma pequena escola localizada na zona Leste da capital paulista, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, está entre as três finalistas de uma das categorias dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024. A escola é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica artística. Na Agência Brasil, a repórter Mariana Tokarnia destaca a premiação e os programas inovadores que fomentam a participação comunitária e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
O Projeto Xadrez, iniciado pelo professor Leonardo Alcântara, usa o jogo como ferramenta para aprimorar habilidades cognitivas e de interação social, ensinando os alunos a pensarem no futuro e considerarem as consequências de suas ações tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas o desenvolvimento físico, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe.
Segundo a organização do prêmio, os programas têm sido um sucesso, com a participação cada vez maior dos alunos em campeonatos nacionais e a adesão da comunidade. Pais e grupos locais estão envolvidos ativamente, participando de eventos e workshops, o que mostra o impacto das iniciativas da escola na comunidade local.
A escola concorre na categoria Colaboração Comunitária e poderá ganhar US$ 10 mil, o equivalente a cerca de R$ 55 mil. As demais finalistas na categoria são o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e a Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos.
Os vencedores e finalistas dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo serão convidados para o World Schools Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. O evento reunirá líderes globais de educação, além daquelas consideradas as melhores escolas do mundo.