Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Fomentando Sonhos: Juiz cria ações práticas para adoção tardia

Iberê Camargo atua dentro e fora do Fórum, cruzando o trabalho jurídico com o social

 

O juiz Iberê Camargo

 

Texto: Estação do Autor com Caderno ECOA (Uol)

Edição: Scriptum

 

O juiz paulista Iberê Camargo atua dentro e fora do Fórum. Ele cruza seu trabalho jurídico com o social levando a sério o direito das crianças ao esporte, à cultura e à educação. O trabalho é longo e de base e, segundo ele, não podemos esperar um Messias para resolver um problema que vem se agravando nos últimos 15 anos.

Confira na reportagem de Thaís Regina para o caderno ECOA do UOL a trajetória do juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, titular da vara de infância e juventude protetiva de Guarulhos (SP). Iberê passou pela corregedoria do tribunal e hoje ocupa o posto de assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. O magistrado colocou em prática projetos que transformam a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Adote um boa Noite”, uma das ações capitaneadas por Iberê, busca sensibilizar a sociedade sobre a adoção. A partir da premissa de que “a gente só consegue cuidar de quem a gente vê”, foi criado um site onde estão publicadas fotos das crianças e adolescentes acompanhadas de frases de cada um sobre seus sonhos, desejos e ambições.

Porém, “Trampo Justo” é seu projeto mais desafiador. Quando não ocorre a adoção, ao completar 18 anos, os adolescentes são obrigados a deixar a Casa de Acolhimento e têm que se bancar sozinhos. Imaginando a aflição desses jovens, o projeto atua no sentido de colocá-los no mercado de trabalho.

A missão de Iberê Camargo é fazer com que levemos cada vez mais a sério a situação de nossas crianças e adolescentes para que, quem sabe, nossos netos possam ter uma sociedade criminalmente menos desigual como ela é hoje.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!