Há 109 anos, Titanic naufragava após colisão com iceberg

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

NÃO DEIXE DE LER

Considerado inafundável por seus construtores, levava mais de 1.500 pessoas a bordo quando naufragou ao colidir com um iceberg no Oceano Atlântico.

 

Há 109 anos, naufragava o Titanic. Era a primeira viagem do colossal navio que partiu do porto inglês de Southampton com destino à Nova York, em 10 de abril de 1912. Considerado inafundável por seus construtores, levava mais de 1.500 pessoas a bordo quando naufragou ao colidir com um iceberg no Oceano Atlântico. O trágico naufrágio, que entrou para a história como um dos mais impactantes desastres do século 20, aconteceu na noite de 14 de abril de 1912.

Reportagem de Caio Tortamano, publicada no site Aventuras da História, relembra a tragédia e revela alguns dos motivos que provocaram um dos maiores acidentes náuticos do século passado. Ainda hoje paira a dúvida de que o acidente possa ter sido provocado pela negligência dos operadores de rádio, que acreditavam estar pilotando uma divindade em águas geladas e cruéis (leia a íntegra).

Ao longo de todo o dia, alertas climáticos enviados ao navio alertando para a presença de imensos pedaços de gelo no trecho em que o Titanic navegava foram ignorados. A colisão foi inevitável.

Nos primeiros minutos do dia 15, o capitão Edward Smith ordenou que os botes salva-vidas fossem preparados. O Titanic afundou completamente às 2h20.

  Publicações

  Para pensar