Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Meta cria inteligência artificial capaz de traduzir 200 idiomas

Sistema tem a função de melhorar traduções no Facebook e Instagram agrupando idiomas parecidos

 

A empresa usou um processo de treinamento multilíngue que agrupa idiomas parecidos

 

Texto: Estação do Autor com g1

Edição: Scriptum

 

A gigante META, de Mark Zuckerberg segue inovando. A empresa acaba de lançar o sistema No Language Left Behind (NLLB-200, ou “Nenhum idioma deixado para trás”, em tradução livre) cuja função é melhorar traduções no feed do Facebook e do Instagram agrupando idiomas parecidos. O modelo desenvolvido também será usado para facilitar interações diferentes no metaverso, além de melhorar a detecção de conteúdo prejudicial nas redes sociais.

Reportagem de Victor Hugo Silva para o site g1 detalha o funcionamento do novo modelo de inteligência artificial que pode traduzir textos com maior precisão em mais de 200 idiomas.

Segundo a Meta, centenas de idiomas não são atendidos atualmente por ferramentas de tradução de alta qualidade. Hoje, menos de 25 idiomas africanos são compatíveis com as ferramentas de tradução mais usadas. Os sistemas de tradução automática são treinados a partir de conjuntos de dados que fazem uma correspondência entre frases em diferentes línguas. Porém, essa alternativa nem sempre oferece traduções de qualidade.

Para conseguir um conjunto de dados mais eficiente, a Meta aprimorou o LASER, seu kit de processamento de linguagem. A empresa usou um processo de treinamento multilíngue que agrupa idiomas parecidos. Esse método faz com que línguas similares possam compartilhar dados entre si. “Além disso, o modelo único multilíngue permite que os pesquisadores façam repetições, expansões e testes com muito mais facilidade em comparação com centenas ou até milhares de modelos bilíngues diferentes”, informa a empresa.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!