Museu do Amanhã ganha prêmio por contribuição à divulgação da ciência

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

NÃO DEIXE DE LER

 

Museu do Amanhã é um exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

 

O Museu do Amanhã foi o vencedor da 41ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria “Instituição ou Veículo de Comunicação”.

Conheça na reportagem de Alana Gandra para a Agência Brasil de Notícias um pouco mais da história do Museu do Amanhã. O Museu é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). É um exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

Para o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, o prêmio estimula a divulgação científica e reconhece sua importância para o desenvolvimento da ciência brasileira. Ele considera que iniciativas como o Museu do Amanhã tornam possível levar ao grande público as realizações científicas. Além disso, incentiva jovens e crianças a conhecer e gostar de ciência.

Leonardo Menezes, diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã, diz que o prêmio foi recebido como um grande reconhecimento ao trabalho feito há quase seis anos que proporciona o atendimento a diferentes públicos. O diretor aponta ainda que a premiação mostra que é possível trazer assuntos diversos, como mudança do clima, robótica, inteligência artificial, longevidade, crescimento das cidades, biodiversidade, de uma maneira que as pessoas consigam relacionar com o seu cotidiano.

Desde sua inauguração, em 2015, o Museu já recebeu mais de 4,5 milhões de visitantes. O equipamento tem uma narrativa estruturada em cinco áreas (Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós), totalizando um percurso que propõe ao visitante refletir sobre cinco questões: de onde viemos, quem somos, onde estamos, para onde vamos e como queremos ir.

Com base em evidências científicas e dados fornecidos por instituições e centros de ciência de todo o mundo, o museu oferece uma visita informativa, lúdica e interativa, através de vídeos, jogos, fotos e instalações

Fonte: Agência Brasil

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

  Publicações

  Para pensar