Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Novo parque de inovação vira “berçário” de tecnologia em Pernambuco

Estrutura do Senai em Ipojuca fica nas proximidades de de locais que são referência para o setor industrial nordestino: a refinaria Abreu e Lima e o Porto do Suape 

Centro de inovação é um elemento de integração de empresas, universidades e institutos de pesquisa em busca de soluções para desafios concretos da indústria

 

 

Edição Scriptum com Estação do Autor e Agência Brasil

 

O Estado de Pernambuco ganhou nesta segunda-feira (20) um centro de inovação e tecnologia que deve funcionar como um “berçário” para desenvolver projetos que impulsionem a produtividade da indústria da região e de todo o País. A estrutura montada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE) foi batizada de Senai Park e fica na cidade de Ipojuca, região metropolitana do Recife. Reportagem de  Bruno de Freitas Moura para a Agência Brasil traz mais detalhes sobre o assunto.

A instalação de 1,4 hectare – quase um campo de futebol e meio – é dividida em módulos e fica nos arredores de locais que são referência para o setor industrial nordestino: a refinaria da Petrobras Abreu e Lima e o Porto do Suape.

De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai-PE, Oziel Alves, a ideia é fornecer aos industriais caminhos para chegar à “indústria do futuro”. “O propósito é desenvolver novas tecnologias, colocá-las no mercado, levar para um cenário real industrial, para que possamos efetivamente mostrar essas tecnologias em operação”, descreveu.

A indústria do futuro, também conhecida como indústria 4.0, é a que utiliza tecnologias digitais como inteligência artificial (IA), internet industrial das coisas, impressora 3D e outras.

O centro de inovação é um elemento de integração de empresas, universidades e institutos de pesquisa em busca de soluções para desafios concretos da indústria, explica a diretora regional do Senai, Camila Barreto.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, chama a atenção para o fato do centro de inovação ser vizinho ao Porto de Suape, um complexo industrial com 90 empresas em operação. “Essa quantidade de colaboradores é um ambiente perfeito para estarmos aqui fazendo desenvolvimento tecnológico, porque ao nosso redor temos uma diversidade muito grande de indústria”, avalia.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!