Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Número de pessoas que se deslocam a pé em São Paulo cresce 17%

População acha perigoso enfrentar situações cotidianas da vida como pedestre

 

Segundo pesquisa, 79% dos entrevistados disseram ter o costume de andar a pé para se deslocar na cidade

 

O paulistano se desloca cada vez mais a pé. Este é o meio de locomoção mais utilizado pelos moradores da cidade de São Paulo. Passou de 20% em 2020 para 37% em 2021.

Reportagem publicada no site g1 mostra o crescimento do número de pessoas que optam por fazer a pé todo ou parte de seus trajetos. Os dados foram revelados pela pesquisa ‘Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana’, da Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

Questionados sobre a frequência com que utilizam meios de transporte, 79% dos entrevistados disseram ter o costume de andar a pé para se deslocar na cidade: 22% de vez em quando, 20% quase todos os dias e 37% estão sempre andando.

O levantamento mostrou ainda que a população acha perigoso enfrentar situações cotidianas da vida como pedestre: 68% dos entrevistados não se sentem seguros ao atravessar a rua na faixa de pedestres, 69% acham que andar na calçada é pouco ou nada seguro e 87% não se sentem confiantes ao passar por baixo de pontes e viadutos.

Apesar de o deslocamento a pé ter registrado alta no período, ônibus e carros seguem sendo os principais meios de transporte dos paulistanos. Em comparação com a pesquisa realizada em 2020, o número de moradores de São Paulo que utilizam o ônibus municipal todos os dias mais que dobrou: passou de 6% para 13%.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!