Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755

Terremoto que destruiu Lisboa teve efeitos aqui: um maremoto comprovado por pesquisadores da UERJ

 

Praia de Lucena (PB), um dos locais atingidos pelo tsunami

 

 

Nos últimos dias muitos se perguntaram se a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Espanha, refletiria no Brasil. O temor de um tsunami por aqui não se cumpriu. Porém, em 1755 o País foi atingido por este fenômeno, mesmo que em pequenas proporções, reverberando o terremoto que sacudiu Lisboa, em Portugal.

Estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro aponta que o terremoto de 1755 destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e do Marrocos e causou um tsunami que atingiu a Irlanda e o Caribe. Entenda mais sobre como este fenômeno atingiu o litoral brasileiro em reportagem publicada no site da BBC News.

Há relatos em cartas da época, que estão no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, falando sobre um maremoto no Brasil. Numa delas está escrito que “as águas transcenderam os seus limites e fizeram fugir os habitantes das praias”, descrevendo um episódio ocorrido na Paraíba.

A pesquisa da UERJ foi feita com base em um levantamento histórico do professor Alberto Veloso, autor do livro “Tremeu a Europa e o Brasil também”. Os pesquisadores da equipe realizaram trabalho de campo ao longo de 270 quilômetros e 22 praias entre o Rio Grande do Norte e o Sul de Pernambuco.

Brasileiros e portugueses que participaram do estudo, coletaram vestígios de micro animais e elementos químicos que só poderiam ter sido trazidos a determinadas praias brasileiras por grandes ondas, remetendo ao grande terremoto de 1755. Tal abalo deu início a uma era moderna nos estudos sismológicos.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!