Portugal vacina em massa e vira principal destino turístico

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

NÃO DEIXE DE LER

 

 

Praia da Marinha, situada na região do Algarve, e considerada uma das mais belas do mundo

 

Com a vacinação recorde no último final de semana controlando a pandemia de covid-19 Portugal é, nesse momento, o principal destino turístico seguro da Europa. Anuncia-se um verão de esperança para a retomada do setor turístico.

Os britânicos são os principais visitantes de Portugal e já não precisam fazer quarentena depois das férias de verão. Porém, ainda é necessário apresentar teste negativo para covid-19 na volta para casa. Em artigo no jornal O Globo, Gian Amato relata o que isso significa para a combalida economia do turismo português.

No sábado, em 24 horas, Portugal aplicou 129 mil doses de vacina, acima da meta de 100 mil por dia. Mais de 13% da população recebeu as duas doses (1,3 milhão de pessoas) e 31% tomaram uma dose (3,1 milhões) Não houve nenhuma morte por coronavírus na última sexta-feira, fato que tem se repetido em alguns dias.

Já nesta segunda-feira foram confirmadas as chegadas de 17 voos com 5,5 mil turistas do Reino Unido ao Algarve. Ao ser incluído na lista verde elaborada pelos governos britânico e escocês, Portugal sai na frente de outros países que têm no turismo uma atividade crucial para a retomada da economia e são concorrentes de Portugal, como Espanha, Grécia e Itália, por exemplo.

Ainda que as notícias sejam boas, os prejuízos financeiros do turismo são enormes e a recuperação total só deve ocorrer em 2023. Somente no primeiro trimestre deste ano a quebra chegou a 80% em relação a 2020, apesar do turismo interno. O governo português prepara um plano de apoio para recuperação do setor turístico com maior rapidez.

  Publicações

  Para pensar