Rede social influencia voto de 45% da população

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

PESQUISA

Pesquisa nacional realizada pelo DataSenado revelou que 45% das pessoas ouvidas já definiu o seu voto levando em consideração informações vistas em redes sociais, informa reportagem de Luiz Gustavo Xavier para a Agência Câmara. As redes mais citadas foram o Facebook (31%) e o Whatsapp (29%).

O levantamento entrevistou 2.400 cidadãos de todos os Estados para conhecer quais redes sociais os brasileiros mais usam e como se comportam em relação às notícias falsas (fake news).

Os resultados indicam que os brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas. O público jovem é o que mais usa e também o que mais considera informações nesses meios para sua decisão de voto.

De acordo com o levantamento, de cada 10 brasileiros, 8 já identificaram fake news nas redes sociais e 82% afirmaram verificar se uma informação é verdadeira antes de compartilhá-la. Esse percentual de pessoas é crescente na medida em que aumenta o grau de escolaridade dos entrevistados.

A pesquisa foi promovida em parceria pelas Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O resultado completo está disponível aqui.

  Publicações

  Para pensar