Um incentivo à leitura no interior de São Paulo

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

NÃO DEIXE DE LER

 

Traços realistas e cores vibrantes são características do trabalho de Eduardo Kobra.

 

Provavelmente você já viu um grafite assinado por Kobra em algum lugar da cidade de São Paulo. O artista plástico Eduardo Kobra tem obras espalhadas pelos cinco continentes e criou agora um mural inspirado na literatura em Sorocaba. Segundo ele, uma forma de incentivo à leitura. São seis prateleiras com 250 livros que foram retratadas em um painel com 14 metros.

Kobra, pela primeira vez, recebeu sugestão de internautas para desenvolver uma obra. O estímulo foi o fato de que o Brasil perdeu quatro milhões e seiscentos mil leitores nos últimos quatro anos, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro. É o que conta a repórter Mayara Corrêa, da TV TEM, em reportagem para o site do G1.

Na capital paulista, ele fez dois painéis de Ayrton Senna. Em Amsterdã, Holanda, pintou Anne Frank. Já em Carrara, na Itália, ele pintou o Davi, de Michelangelo.

Em Sorocaba, o mural detalha um menino subindo a escada de uma prateleira de livros. Traços realistas e cores vibrantes são características do trabalho dele. “A pintura, no meu trabalho, se tornou secundária. O principal objetivo é qual é a mensagem que está sendo colocada ali, sabe? A arte é um veículo também de comunicação e conhecimento porque muitas vezes, através desses painéis, a gente pode estar incentivando as novas gerações, as pessoas, a questão da educação e da leitura”, conclui Kobra.

  Publicações

  Para pensar