Caderno Democrático analisa desafios da economia brasileira

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

PUBLICAÇÃO

Segundo Lisboa, um dos fatores para o retrocesso econômico foi o “aumento impressionante” dos gastos públicos observado nas últimas décadas

 

Já está disponível para leitura on-line ou download Os Desafios da Economia – O Brasil faz um esforço imenso para ser pobre, que traz a palestra ministrada em julho último pelo economista Marcos Lisboa na sede do Espaço Democrático, em São Paulo. A publicação é o mais recente fascículo da coleção Encontros Democráticos e apresenta um duro diagnóstico dos indicadores econômicos brasileiros nas últimas décadas. Para acessá-la, clique aqui.

Lisboa é Ph.D em Economia pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e presidente do Insper — instituição de Ensino Superior e pesquisa reconhecida como referência nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. Durante a palestra, ele apresentou números para demonstrar que o Brasil ficou para trás em relação às demais nações e apontou razões para esse atraso, entre elas a má qualidade da educação, regras e instituições deficientes e péssima infraestrutura.

Segundo Lisboa, outro fator para o retrocesso econômico foi o “aumento impressionante” dos gastos públicos observado nas últimas décadas, com os contribuintes pagando atualmente o dobro do que pagavam há alguns anos para sustentar o governo. “Perdemos o bonde em 2010 e de lá para cá o Brasil só está caindo em relação ao resto do mundo”, alertou o economista.

 

 

 

  Publicações

  Para pensar