Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ PUBLICAÇÃO }

Caderno Democrático trata dos 200 anos da Independência do Brasil

Fascículo está disponível para leitura on-line ou download no site da fundação do PSD

Redação: Scriptum

 

Os 200 anos da Independência do Brasil são o tema da mais recente publicação do Espaço Democrático, disponível gratuitamente para leitura on-line ou download. O fascículo traz a entrevista concedida pela premiada escritora e historiadora Mary Del Priore ao programa Diálogos no Espaço Democrático, produzido pela TV da fundação do PSD e disponível em seu canal de Youtube.

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e com pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França, Mary é uma das maiores especialistas em História do Brasil. É autora premiada de mais de 50 livros, o mais recente deles intitulado A viajante inglesa, o senhor dos mares e o Imperador na Independência do Brasil, no qual trata de dois personagens menos conhecidos, mas não menos importantes, da história brasileira: a viajante inglesa Maria Graham e o ex-oficial da marinha da Grã-Bretanha que participou da luta pela independência brasileira Thomas Cochrane.

Na entrevista, Mary disse que em dois ou três anos o processo que resultou na Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822, ganhará novos ingredientes a partir de informações que estão sendo levantadas tanto por pesquisadores portugueses como brasileiros. Segundo ela, há documentos que permitirão redescobrir um período pouco conhecido da nossa História. Por exemplo, a tese segundo a qual a Independência ocorreu em 1º de agosto de 1822; o 7 de setembro teria sido apenas uma satisfação dada aos paulistas, tão engajados em todo o processo de emancipação quanto mineiros e cariocas.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!