Desafios da economia é tema de caderno democrático

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

PUBLICAÇÃO

Já está disponível para leitura on-line ou download mais uma publicação do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD. Desafios da economia traz a íntegra da palestra feita pelo economista Marcos Lisboa na série Encontros Democráticos, em julho último.

Lisboa, que é presidente do Insper – instituição de ensino superior e pesquisa reconhecida como referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia -, fez um duro diagnóstico da nossa economia. Apresentou números demonstrando que, nas últimas décadas, o Brasil ficou para trás em relação aos demais países e apontou as razões desse atraso, que, em sua opinião, incluem a má qualidade da educação, regras e instituições deficientes e péssima infraestrutura.

Lisboa afirma que o País está empobrecendo e que, nos próximos anos, sua economia tende a ficar menor que a de outros países latino-americanos, que vêm apresentando resultados mais positivos. O retrocesso econômico, diz ele, se deve também ao “aumento impressionante” dos gastos públicos observado nas últimas décadas, com os contribuintes pagando hoje o dobro do que pagavam há alguns anos para sustentar o governo. “Perdemos o bonde em 2010 e de lá para cá o Brasil só está caindo em relação ao resto do mundo”, alertou Lisboa.

  Publicações

  Para pensar