Pesquisar

tempo de leitura: < 1 min salvar no browser

{ HISTÓRIA }

Espaço Democrático lança série sobre a Revolução de 1930

Em 12 capítulos, historiador Antônio Paim fala do movimento que colocou fim à República Velha

 

 

Em outubro próximo a Revolução de 1930, que colocou fim à República Velha e levou o gaúcho Getúlio Vargas ao poder pela primeira vez, completa 90 anos. Para recuperar a série de eventos que levaram ao golpe, o Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD –, começa a publicar uma série de textos sobre o movimento, marco do fim da política “café com leite”, como foi chamado o acordo entre os governadores de Minas Gerais e São Paulo para se revezarem no poder.

O historiador e filósofo Antônio Paim analisa o movimento em perspectiva em uma série de textos elaborados com exclusividade para a Fundação Espaço Democrático. Os capítulos serão publicados sempre às terças-feiras, a partir de hoje (23).

No primeiro dos 12 textos, “O problema (teórico) da denominação”, Antônio Paim fala sobre como a Revolução de 1930 ganhou amplitude tão grande, ao longo do tempo, e passou a ser identificada quase que exclusivamente com seu líder. Assim, aqueles anos entraram para a História como a Era Vargas.

 


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!