Ex-primeiro-ministro da Espanha assina convênio com o PSD

Compartilhe
TwitterFacebookWhatsApp

Primeiro-ministro da Espanha entre 1996 e 2004 – quando o País viveu um período de grande crescimento econômico – José Maria Aznar participa nesta quarta-feira (18), em São Paulo, da assinatura de um convênio de cooperação entre a instituição que preside (FAES – Fundação para Análises e Estudos Sociais, ligada ao Partido Popular espanhol) e o Espaço Democrático, fundação criada pelo Partido Social Democrático (PSD) para estudos e formação política.

A colaboração entre o PSD e o PP, partido que voltou ao poder na Espanha nas eleições do ano passado e hoje administra a grave crise econômica no país, foi acertada durante visita realizada pelos dirigentes do partido brasileiro. Em março, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, além de outros integrantes da Executiva Nacional do PSD, estiveram em Madri para apresentar o novo partido e suas propostas, dando início às conversas para o estabelecimento do convênio.

Atuando de modo muito semelhante ao Espaço Democrático, a FAES é uma usina de ideias (think tank) com estrutura bastante enxuta, formada pelos responsáveis pelas diferentes áreas e uma pequena equipe de apoio. A fundação atua de modo flexível, baseada em colaboradores. Diversos especialistas colaboram habitualmente com a entidade em suas diversas atividades, participando de reuniões e seminários e se encarregando dos textos e estudos que a FAES divulga. As atividades principais da fundação são gerar e difundir ideias, formação política e criação de redes.

A FAES tem por objetivo promover cursos, seminários, estudos, pesquisas e atividades públicas sobre temas sociais, políticos e culturais, de modo a divulgar e defender valores como liberdade, democracia e humanismo de tradição ocidental, contribuindo para uma melhor relação entre pessoas, associações e partidos políticos que compartilhem os mesmos ideais.

Criado no final do ano passado, o Espaço Democrático vem atuando da mesma forma no Brasil. Por meio de seus Conselhos Temáticos, compostos por personalidades de expressão em diversas áreas, vem debatendo as grandes questões nacionais com o objetivo de elaborar propostas que irão integrar seu programa partidário e orientar os representantes do partido nas atividades parlamentares ou executivas.  Ao mesmo tempo, vem promovendo seminários em diversos Estados, para divulgar suas bandeiras e debater problemas regionais.

Evento: Assinatura de convênio FAES – Espaço Democrático
Data:    18 de abril de 2012 – 12 horas
Local:   Sede do Espaço Democrático
Rua Santo Antônio, 184 – 14º andar
Bela Vista – São Paulo

  0 Comentários

  Publicações

  Para pensar