Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ CULTURA }

José Paulo Cavalcanti Filho é eleito na ABL

Escritor que colabora com o Espaço Democrático ocupará cadeira que foi de Marco Maciel

 

O jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho tem livros publicados em 12 países

 

Redação: Scriptum

 

O jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Ela vai ocupar a cadeira 39, que pertenceu a Marco Maciel. Cavalcanti Filho, que colabora com artigos para o site do Espaço Democrático – a fundação de estudos e formação política do PSD – disputou a eleição com outros seis candidatos.

Formado pela Faculdade de Direito do Recife, ele tem livros publicados em 12 países. Uma de suas obras, “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia”, ganhou o prêmio Jabuti. Ele ocupou o cargo de secretário-geral do Ministério da Justiça e foi ministro da Justiça interino no governo de José Sarney. Foi, ainda, integrante da Comissão da Verdade, que investigou crimes ocorridos na ditadura militar.

“Zé Paulo consegue trafegar entre mundos muito importantes que quase sempre andam separados: a poesia, a política e a justiça”, afirmou o presidente da ABL, Marco Lucchesi. “Quem sabe um pouco mais de poesia na política e um pouco mais de poesia na justiça não nos tornem mais justos e com uma política de estado mais firme e com maior esperança”, disse.

Cavalcanti Filho falou sobre o que espera na ABL: “Espero contribuir para os dois objetivos mais amplos da academia. O primeiro, a defesa da língua nacional e da cultura. É também a ideia de que você tem a diversidade, tem que respeitar a diversidade. E no fim de tudo é compreender a grande tarefa da academia, que é educação popular. Não tem nada mais moderno, transformador e revolucionário no Brasil do que educação popular, e eu vou fazer o que tiver ao meu alcance para isso”, disse.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!