Em entrevista ao programa Diálogos no Espaço Democrático, produzido pela TV da fundação do PSD e disponível em seu canal de Youtube, Maurício definiu o Metaverso de uma maneira simples e abrangente: “Prefiro entender, como outros pesquisadores e estudiosos do tema, que é a remoção das fronteiras entre o físico e o digital, criando experiências absolutamente híbridas e capazes de explorar o melhor de cada uma destas realidades”.
Maurício, que tem pós-graduação em Criatividade e Inovação e MBA em Tecnologia, explica, na entrevista conduzida pelo jornalista Sérgio Rondino, como o Metaverso vem se desenvolvendo a partir de iniciativas empresariais nas mais variadas áreas. Muitas são as aplicações práticas já sendo exploradas. “A criação de ambientes de trabalho virtuais, nos quais equipes inteiras podem fazer reuniões, treinamentos, desenvolver projetos e realizar onboarding de novos funcionários, como se todos estivessem juntos em uma mesma sala, já é realidade”, aponta.
Ele destaca, por exemplo, como as aplicações na área da educação podem ser inovadoras. “Um estudante poderá desfrutar tanto de aulas teóricas quanto práticas, recebendo até mesmo conteúdos e avaliações personalizados de acordo com seus pontos fortes e fracos segundo métricas de algoritmos, e não apenas de um único professor”, afirma. “Além disso, ambientes de ensino neste formato poderiam comportar muito mais alunos, de diferentes localidades, eliminando a restrição geográfica”.
Também participaram da entrevista o cientista político Rubens Figueiredo e o economista Luiz Alberto Machado. A entrevista também pode ser ouvida no podcast do Espaço Democrático.