Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ Debate }

Transformação da Rússia é tema de Encontro Democrático

Lenina Pomeranz fala nesta quinta-feira sobre a transformação do socialismo soviético em capitalismo russo. Palestra será transmitida pelo Facebook

Lenina Pomeranz é uma das mais preparadas analistas sobre a história recente da Rússia

 

A derrocada do socialismo soviético e a sua substituição pelo capitalismo russo é um dos marcos do século 20. Ainda hoje analistas se debruçam na história para estudar em detalhes esta transformação. Uma dessas especialistas é a professora Lenina Pomeranz, que estará na Fundação Espaço Democrático nesta quinta-feira (18), às 16h, para falar sobre o tema, palestra que será transmitida ao vivo pela página do Espaço Democrático no Facebook.

Lenina é autora do livro “Do Socialismo Soviético ao Capitalismo Russo”, que acaba de ser lançado pela Ateliê Editorial. A obra descreve e analisa a tumultuada passagem da economia socialista soviética para o sistema capitalista russo, processo que a autora chama de transformação sistêmica. Lenina aborda o que considera os dois elementos básicos da passagem: a transição das instituições estatais, adequadas ao funcionamento da economia de mercado, e a privatização da propriedade pública.

Lenina é uma das mais preparadas analistas sobre a história recente da Rússia. É doutora em economia pelo Instituto Plejanov de Planificação da Economia Nacional, de Moscou, título obtido na então Rússia soviética. Foi aluna dos conceituados economistas poloneses Michal Kalecki e Oskar Lange. Em 1990, organizou o livro “Perestroika – Desafios da Transformação Social na URSS”. Hoje aposentada, leciona em caráter voluntário na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo).


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!