Texto: Estação do Autor, com El País
Edição: Scriptum
De origem senegalesa, Khaby Lame tem 21 anos e vive na Itália há duas décadas. Após perder o emprego em uma fábrica, no início da pandemia, começou a postar vídeos simples no TikTok e virou estrela da Internet. Hoje, ele é acompanhado por 58 milhões de pessoas no Instagram.
Suas mensagens são entendidas por milhares de seguidores sem que ele pronuncie uma única palavra. E nem precisa. As imagens simples falam por si só. Khaby Lame é engraçado. E faz rir como poucos. Conheça, na reportagem de Lorena Pacho, para o El País, a trajetória do tiktoker italiano mais conhecido do mundo, que apesar do sucesso não tem cidadania nem passaporte italianos.
Khaby foi do Senegal para a Itália quando tinha um ano. Desde então, e até recentemente, morava em uma casa cedida pela prefeitura para pessoas em situação de exclusão social. Hoje, ganha muito mais dinheiro do que jamais imaginou.
Ainda assim, Khaby tem um sonho. Atuar no cinema, tentando a sorte na comédia. Seu lema: “você sempre tem de superar seus próprios limites e, principalmente, os limites impostos pelos outros”.