Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Google mapeia favelas para criar endereços digitais

Instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas estimam que quase 18 milhões de pessoas no País não possuem CEP

Ferramenta gera endereços virtuais, identificando áreas que não tenham ruas com nomes ou números

 

Texto: Estação do Autor com CNN Brasil

Edição: Scriptum

 

Vivendo nas favelas, em residências que não possuem Código de Endereçamento Postal (CEP) e nome de rua, moradores encontram dificuldades para receber correspondência, assim como fazer cadastros e compras pela internet. Isso vai mudar. Em ação conjunta, o Google, a ONG Gerando Falcões e a empresa Na Porta vêm mapeando comunidades para criar endereços virtuais e tirar milhões de moradores da invisibilidade.

Segundo o Instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas são quase 18 milhões de pessoas no País que não possuem CEP. O projeto já é aplicado em pelo menos três favelas de São Paulo. Reportagem de Mathias Brotero para a CNN Brasil mostra as estratégias para que mais pessoas tenham acesso ao serviço.

Anualmente, o Google For Brasil realiza evento onde parcerias são firmadas com organizações e empresas brasileiras voltadas à sustentabilidade, saúde pública e inclusão social. Neste ano, a gigante de tecnologia investiu na ampliação do Plus Codes, ferramenta que gera endereços virtuais, identificando áreas que não tenham ruas com nomes ou números. Mesmo com acesso à internet e potencial de compra superior a R$ 200 bilhões por ano, a maioria da população das favelas não tem um CEP.

Para Yael Maguire, CEO do Google Brasil, a inclusão social pode começar no meio digital. Segundo ele, é possível expandir a tecnologia para comunidades onde existe a oportunidade de criar inclusão, negócios e engajamento.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!