Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

A mudança climática está afetando o solo e a fundação de prédios urbanos

Já é possível quantificar deformações na superfície subterrânea, causadas por altas temperaturas, e seu efeito na construção civil

Conforme o solo esquenta, ele também se deforma. Isso faz com que a fundação de prédios e o solo ao redor se movimentem.

 

Texto: Estação do Autor com Revista Galileu/Globo

Edição: Scriptum

 

As consequências da mudança climática não estão apenas na superfície da terra. O aumento da temperatura ameaça também o subterrâneo das grandes cidades. Fundações de edifícios vem sendo afetadas por ilhas de calor que provocam mudanças no solo.

A relação entre a mudança climática e a mudança no solo de áreas urbanas foi objeto de estudo inédito realizado por pesquisadores da Universidade Northwestern, nos EUA. Reportagem publicada na revista Galileu (assinantes) mostra detalhes do trabalho que tornou possível quantificar deformações na superfície subterrânea, causadas por altas temperaturas e seu efeito na construção civil.

Análise publicada no periódico Communications Engineering aponta que, conforme o solo esquenta, ele também se deforma. Isso faz com que a fundação de prédios e o solo ao redor se movimentem. A ocorrência de expansões e contrações pode, assim, causar rachaduras. Pesquisadores supõem que vários edifícios já devem ter tido problemas e outros terão como resultado do aumento das temperaturas, esperado para os próximos anos.

A equipe de Alessandro Rotta Loria, engenheiro da Universidade Northwestern e líder do estudo, instalou uma rede sem fio de mais de 150 sensores de temperatura na superfície e no subsolo da região central de Chicago. Paralelamente, o mesmo procedimento foi aplicado em uma área verde, distante de edifícios e sistemas de transporte. Os dados coletados indicaram que as temperaturas do subsolo da região chegam a ser 10ºC mais quentes do que as da área verde. O engenheiro acredita que o fenômeno não chega a ser perigoso para a segurança das pessoas. No entanto, poderá afetar operações normais dos sistemas de fundação e a infraestrutura geral.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!