Texto: Estação do Autor com Agência Brasil
Edição: Scriptum
Principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, o Enem deverá sofrer mudanças a partir de 2025. Quando o chamado novo ensino médio, aprovado em 2017, começou a ser implementado nas escolas públicas e particulares no ano passado, a previsão era que o Enem também mudasse para se adequar ao modelo. Depois de sofrer uma série de críticas, no entanto, a proposta está atualmente sendo rediscutida no âmbito do governo federal.
Reportagem de Mariana Tokarnia para a Agência Brasil mostra o que pensam especialistas e estudantes sobre o tema que, para alguns, têm gerado preocupação. Atualmente, o Exame Nacional de Ensino Médio é composto por provas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além de uma prova de redação. Teoricamente, o Enem deveria cobrar o que os estudantes aprenderam ao longo da trajetória escolar.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Enem deverá ser reformulado para que as mudanças passem a valer em 2025. As discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para a educação a cada dez anos.
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, relata a preocupação dos estudantes. Para ela, as mudanças no ensino médio foram muito impactantes. Ainda segundo Jade, o modelo anterior não era o ideal, mas a redução da formação básica de forma abrupta acirrou a desigualdade entre escolas públicas e particulares, uma vez que cada rede de ensino oferta a formação de acordo com a própria capacidade.