Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

A história do remédio que revolucionou o tratamento da dor e deu origem à indústria farmacêutica

Ácido acetilsalicílico, a popular Aspirina, foi registrado pela Bayer no dia seis de março de 1899, em Berlim

 

O baixo custo, acessibilidade e eficácia popularizaram o uso da aspirina

 

 

Texto Estação do Autor com BBC News Brasil

Edição Scriptum

 

O ácido acetilsalicílico, a popular Aspirina, é considerado o medicamento que inaugurou a indústria farmacêutica. A empresa Bayer registrou sua patente em seis de março de 1899, em Berlim, na Alemanha. Foi iniciada então uma trajetória de sucesso que transformaria a maneira como a humanidade lida com a dor. Conheça na reportagem de Edison Veiga para a BBC News a história do primeiro fármaco a ser sintetizado em laboratório, ou seja, que não pode ser encontrado em sua forma final na natureza.

Apesar de a aspirina ter 125 anos, sua história é derivada de uma substância encontrada na natureza e utilizada pelo ser humano há pelo menos 2,4 mil anos. Trata-se do ácido salicílico. O salicílico é uma derivação de Salix, denominação científica da família do salgueiro, árvore também chamada de chorão, conhecida pelas folhas pendentes. Seu uso medicinal aparece no papiro Ebers, um tratado médico do Egito antigo, datado de aproximadamente 1550 a.C. Considerado o pai da medicina, Hipócrates prescrevia o chá da planta para seus pacientes.

Ainda que eficiente, o ácido salicílico causava sérios danos ao estômago. Isso se tornou uma preocupação científica e o desafio era seguir utilizando a substância, sem trazer novas complicações para os pacientes. Foram muitas tentativas até que, em 1897, o químico alemão e pesquisador da Bayer, Felix Hoffmann, conseguiu o feito de produzir o ácido acetilsalicílico em laboratórios.

A biomédica Ana Paula Herrmann, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que até o final do século 19 existiam poucos analgésicos. O baixo custo, acessibilidade e eficácia popularizaram o uso da aspirina, que é utilizada no tratamento de várias doenças, principalmente cardiovasculares.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!