Texto: Estação do Autor com O Globo
Edição: Scriptum
Um dos serviços de correio eletrônico mais populares do mundo, o Gmail completou 20 anos na segunda-feira, 1º de abril. Quando lançado, muitos internautas pensaram se tratar de mais uma brincadeira do Google, que costumava fazer falsos lançamentos na data. No entanto, o que parecia ser uma “pegadinha”, dessa vez era verdade. Hoje, o Gmail tem 1,8 bilhão de contas ativas ao redor do mundo.
Lançado em 2004, o Gmail se diferenciava dos outros na época pela robustez, agilidade, capacidade de processamento e de armazenamento superior aos serviços disponíveis na época. Na reportagem de Paulo Renato Nepomuceno para O Globo (assinantes) acompanhamos a evolução do serviço de e-mail que, quando lançado disponibilizou apenas mil contas distribuídas para pessoas relevantes do mundo da tecnologia, incluindo a imprensa.
Ao contrário de hoje, que oferece 15 gigabytes de armazenamento gratuito, o serviço estreou no “Dia da Mentira” oferecendo apenas 1Gb de memória. Entretanto, a marca já era suficiente para ameaçar seus concorrentes. Os populares Yahoo! e Hotmail, naquele tempo, armazenavam de 30 a 60 e-mails em sua caixa de entrada. O então novo serviço do Google disponibilizava espaço para armazenar cerca de 13.500 mensagens, algo extremamente volumoso para a época. A marca era quase 300 vezes maior que a capacidade dos outros serviços. Tanto que o design da página diminuiu o ícone de excluir e-mail, já que, com o maior espaço, essa seria uma tarefa quase nunca necessária.
Segundo a plataforma de análises econômicas Statista, em 2019, 26% de todos os e-mails enviados e recebidos por dia no mundo eram realizados na plataforma, representando cerca de 76 bilhões dos 293 bilhões de mensagens enviadas diariamente naquele ano. A previsão é que, em 2024, sejam trocados 361 bilhões de e-mails por dia nos mais diversos serviços de correio eletrônico. Em 2007, o Google passou a permitir que qualquer internauta criasse uma conta no Gmail. O serviço também abriu portas para outros produtos do Google. O Docs, o Drive e a extinta rede social Google+ nasceram como parte integrante do correio eletrônico.