Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Planejamento urbano é chave na solução de crises globais

Brasileira Anacláudia Rossbach assumiu o cargo de diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos

 

 

Para Anacláudia Rossbach, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável passa por algo que parece simples, mas vem se tornando cada vez mais complexo: ter um teto.

 

Texto Estação do Autor com ONU News

Edição Scriptum

 

Em entrevista concedida a ONU News, a recém-nomeada diretora executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a brasileira Anacláudia Rossbach, fala sobre a importância do planejamento urbano e da inclusão dos jovens para enfrentar desafios como a crise habitacional e as mudanças climáticas.

Economista, Anacláudia carrega uma experiência de mais de 20 anos trabalhando em assentamentos urbanos precários e informais, habitação social e políticas urbanas, além de projetar e implementar estratégias para organizações públicas, sociais e privadas com partes interessadas locais, nacionais e internacionais.

Ela falou sobre sua atuação na Prefeitura de São Paulo, cidade brasileira mais populosa, e em programas habitacionais de larga escala como o PAC Urbanização de Favelas e Minha Casa Minha Vida, que impulsionaram iniciativas de moradia no Brasil. Anacláudia acompanhou o desenho e o processo de desenvolvimento desses programas e como funcionou a coordenação entre os diversos órgãos do governo federal. Houve um plano de habitação com a participação da sociedade civil, setor privado, academia, setores profissionais organizados, governos locais. Ela entende que, apesar de não serem programas perfeitos, impactaram famílias que tiveram suas vidas transformadas morando hoje em casas em bairros integrados à cidade.

Para a nova diretora executiva, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável passa por algo que parece simples, mas vem se tornando cada vez mais complexo: ter um teto. Ela também aponta a importância de incluir os jovens para encontrar soluções para a crise habitacional. Rossbach afirma que informações e dados sobre como a juventude se relaciona com as cidades é fundamental para a criação de políticas públicas futuras que sejam efetivas. E aposta no planejamento urbano e na organização do território da cidade como uma chave importante para enfrentar as grandes batalhas globais.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!