Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER  }

Destroços do “Navio Fantasma do Pacífico” são encontrados na costa dos EUA

Durante a Segunda Guerra, contratorpedeiro da Marinha americana foi danificado e capturado pelas forças japonesas

Navio foi danificado em combate contra as forças japonesas, em 1942, e capturado pelo inimigo,

Texto Estação do Autor com CNN Brasil

Edição Scriptum

O USS Stewart, um contratorpedeiro da Marinha dos Estados Unidos, foi afundado deliberadamente durante um exercício da Marinha americana, em maio de 1946. O navio foi danificado em combate contra as forças japonesas, em 1942, e capturado pelo inimigo, tornando-se o Barco Patrulha nº 102 da Marinha Imperial Japonesa. Recentemente, seus destroços foram encontrados e seu estado de conservação chamou a atenção dos especialistas.

Reportagem de Jack Guy, para a CNN Brasil, conta como foi a localização dos destroços do “Navio Fantasma do Pacífico”, como ficou conhecida a embarcação. De acordo com declaração da Air Sea Heritage Foundation e da Search Inc, organizações responsáveis pela investigação, os restos do navio foram encontrados na costa da Califórnia, por investigadores submarinos.

Três veículos submarinos autônomos (AUVs) implantados pela empresa de pesquisa marinha robótica Ocean Infinity escanearam o fundo do oceano no Santuário Marinho Nacional de Cordell Bank, no Norte da Califórnia, ao longo de 24 horas, a partir de 1º de agosto. Dados de sonar e ecobatímetro multifeixe revelaram que o Stewart estava a 1.036 metros abaixo da superfície.

Comissionado em 1920, o USS Stewart teve uma vida tumultuada. Quando foi incorporado à frota japonesa despertou curiosidade. “Logo, pilotos aliados de longo alcance começaram a relatar a estranha visão de um velho contratorpedeiro americano operando bem atrás das linhas inimigas”, diz o comunicado. Somente quando Stewart foi encontrado flutuando em Kure, no Japão, no final da guerra, é que o mistério do navio fantasma foi desvendado.

Em seguida, foi rebocado de volta para São Francisco, antes de ser usado como navio-alvo durante um exercício, afundando após pegar fogo por mais de duas horas.

Depois disso, a história do USS Stewart atraiu o interesse de pesquisadores, arqueólogos e entusiastas navais. A redescoberta de seus destroços se tornou uma das principais prioridades nacionais para exploração.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!