
A Estratégia Saúde da Família e os agentes comunitários começaram a ser implementados no Brasil no início dos anos 1990.
Texto Estação do Autor com BBC News/The Telegraph
Edição Scriptum
Reportagem publicada no jornal britânico Telegraph revela que o governo britânico conduz em Londres um projeto-piloto inspirado no SUS (Sistema Único de Saúde). Os ingleses estudam aplicar algo semelhante no NHS, o sistema de saúde do Reino Unido. O lugar escolhido para receber o programa baseado nos agentes comunitários de saúde brasileiros foi o bairro londrino de Pimlico e deve ser ampliado futuramente para 25 regiões da Inglaterra.
Assinada por Laura Donnelly e Claudia Marquis, a reportagem do Telegraph ganhou destaque no site da BBC News. Segundo o jornal britânico, os agentes comunitários propiciaram “melhorias drásticas” em indicadores de saúde no Brasil.
Poucos meses após vencer a eleição, o governo do partido trabalhista se interessou pela Estratégia Saúde da Família, enviando representantes da área ao Rio de Janeiro para assinar uma carta de intenções sobre a cooperação entre o Reino Unido e o Brasil, diz um trecho da reportagem. Durante a campanha eleitoral, em 2024, o ministro da Saúde britânico, Wes Streeting, apontou que um dos maiores problemas do sistema no Reino Unido era a dificuldade de acesso a médicos.
A Estratégia Saúde da Família e os agentes comunitários começaram a ser implementados no Brasil no início dos anos 1990. Normalmente, esses agentes trabalham com outros profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A equipe do Telegraph, que visitou equipes de agentes comunitários e pacientes em cidades como o Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Manaus, relata que esses profissionais atuam nas áreas onde moram e são obstinados em realizar o seu trabalho. Mesmo sem formação superior na área da saúde, os agentes são treinados e atuam de porta em porta, estabelecendo muitas vezes trocas afetivas e de confiança com os moradores.
As repórteres Donnelly e Marquis colocam em dúvida se um dos ingredientes do sucesso brasileiro, a proximidade entre os agentes e a população, funcionaria do outro lado do Atlântico.