
Pesquisa revela que 32% das pessoas já escolhem opções veganas em restaurantes e outros estabelecimentos.
Texto Estação do Autor com ciclovivo
Edição Scriptum
O veganismo vai além de uma escolha alimentar. A prática, que propõe eliminar o consumo de produtos de origem animal, ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, impulsionando um mercado já em plena expansão.
A adesão é resultado de uma maior conscientização sobre os impactos ambientais da produção de alimentos de origem animal, éticos, que levam em conta o bem-estar dos animais, e de saúde, já que dietas veganas e vegetarianas trazem inúmeros benefícios.
Reportagem publicada no site ciclovivo destaca pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) indicando que 46% dos brasileiros com mais de 35 anos deixaram de consumir carne por conta própria ao menos uma vez por semana. Outro dado revela que 32% das pessoas já escolhem opções veganas em restaurantes e outros estabelecimentos.
Hoje, interessados em adotar esse estilo de vida encontram roupas confeccionadas com materiais como algodão e linho, cosméticos que trazem em sua composição fórmulas diferenciadas, sem testes em animais, suplementos alimentares sem origem animal e uma série de receitas e alimentos veganos que não faziam parte da nossa realidade há alguns anos.
Segundo levantamento encomendado pela CNN Brasil ao Ministério da Economia, nos últimos dez anos houve um crescimento de 500% no número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome. O programa de certificação vegana da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) também é um termômetro desse crescimento. Desde sua criação, em 2013, o programa Selo Vegano contempla mais de 3.921 produtos de cerca de 250 empresas parceiras. Além de alimentos, o selo também é disponibilizado em produtos de higiene pessoal, suplementos alimentares, produtos de limpeza, lavanderia, cosméticos e calçados.