Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER  }

Criado por estudantes, aplicativo ajudará usuários de trens em SP

Alunos de faculdade de tecnologia criam app que será usado para os trens da CPTM

Entre outras melhorias, o aplicativo permitirá que os passageiros comuniquem problemas nas estações, como por exemplo escadas rolantes fora de serviço

 

 

Edição Scriptum com Estação do Autor e Estadão

 

Até o final do ano a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai disponibilizar um aplicativo desenvolvido por estudantes de tecnologia para oferecer um serviço mais eficiente aos usuários. Os trinta e dois alunos do 3º ano de Engenharia de Computação da Faculdade Inteli criaram em apenas dez semanas o aplicativo que será integrado ao sistema da CPTM. Os universitários melhoraram as ferramentas que já existiam no app antigo.

Reportagem de Isabela Moya para o Estadão (assinantes) mostra as melhorias e funcionalidades do novo aplicativo, como mapas interativos, acompanhamento em tempo real dos trens, serviços disponíveis nos arredores das estações (caixa eletrônico ou Poupatempo), registro de ocorrências, disponibilidade no bicicletário e atendimento para pessoas com deficiência (PCD).

O projeto faz parte da grade curricular. Todo semestre os alunos prestam serviço para um cliente diferente, já trabalharam com grandes marcas como Volkswagen, Hospital Sírio Libanês e IBM, por exemplo. Esses projetos estão integrados às aulas.

A CPTM entrou no momento em que os estudantes precisavam construir um aplicativo “hiperescalável”, ou seja, que fosse utilizado por muitas pessoas. Diariamente, cerca de 2 milhões de pessoas utilizam as linhas de trem na Grande São Paulo.

A criação da plataforma foi feita por duas vias, com o desenho do escopo pela equipe técnica da CPTM e o desenvolvimento pelos estudantes. Segundo Maicon Satiro, gerente de Gestão Estratégica Empresarial da estatal, essa parceria com universidades tem sido uma prática constante. Ele explica que esse tipo de colaboração gera benefícios para as duas partes. Para os alunos, é uma oportunidade de trabalhar em projetos aplicados ao mundo real e para a empresa é uma forma de se aproximar do meio acadêmico e incorporar novas visões aos seus serviços.

Entre outras melhorias, o aplicativo permitirá que os passageiros comuniquem problemas nas estações, como por exemplo escadas rolantes fora de serviço, agilizando o contato com a administração da empresa, além de contribuir para uma resposta mais rápida.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!