Pesquisar

tempo de leitura: 3 min salvar no browser

{ ARTIGO }

Economia + Criatividade = Economia Criativa   

O economista Luiz Alberto Machado escreve sobre a segunda edição revista, atualizada e ampliada do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa

 

Luiz Alberto Machado, economista e colaborador do Espaço Democrático

 

Já se encontra à disposição no Espaço Democrático, a segunda edição revista, atualizada e ampliada do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa, do qual sou um dos autores, juntamente com o professor Mauricio Andrade de Paula e as professoras Anapaula Iacovino Davila e Sonia Helena Santos.

Lançada no início de 2022, a primeira edição foi muito bem recebida, tendo se esgotado completamente em meados de 2023. Como afirmou o presidente do PSD, Gilberto Kassab, por ocasião do seu lançamento, “além de se constituir num setor fundamental de geração de emprego e renda, a economia criativa combina fatores de importância inquestionável no Brasil contemporâneo, como diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social”.

Diante do êxito alcançado, o Espaço Democrático propôs aos autores a publicação de uma segunda edição que poderia conter algumas atualizações em relação à edição anterior.

A segunda edição do livro, que tem como proposta básica oferecer uma visão integrada da economia, da criatividade e da economia criativa, é prefaciada por Rafael Greca, prefeito de Curitiba, cidade que além de fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO no segmento design, foi eleita em Barcelona, na Espanha, no mês de novembro de 2023, a Cidade Mais Inteligente do Mundo – principal prêmio do World Smart City Awards – por suas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

Enfatizando sempre que a combinação entre economia e criatividade pode resultar em economia criativa, os autores corroboram a posição de John Howkins, um dos mais respeitados especialistas em economia criativa, que em seu livro Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas, afirma (São Paulo: Makron Books, 2013, p. 12): “A criatividade não é algo novo, tampouco a economia, mas a novidade está na natureza e na extensão da relação entre elas e como elas se combinam para criar valor e riqueza extraordinários”.

O conteúdo do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa está dividido em três partes. A primeira versa sobre economia, dando ênfase aos aspectos da teoria econômica que se relacionam com a criatividade e a inovação como fatores fundamentais para a obtenção do desenvolvimento. Esse aspecto foi identificado pioneiramente por Celso Furtado, que no livro Criatividade e dependência na civilização industrial, escrito em 1978, afirmou (São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 11): “Quaisquer que sejam as antinomias que se apresentem entre as visões da história que emergem em uma sociedade, o processo de mudança social que chamamos desenvolvimento adquire certa nitidez quando o relacionamos com a ideia de criatividade”.

A segunda parte aborda a criatividade, alertando para o fato de que a mesma, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma característica inata nas pessoas, mas sim uma área do conhecimento cujas pesquisas têm se intensificado desde a segunda metade do século XX, sendo possível identificar pelo menos cinco gerações, como se vê na tabela 1.

 

A terceira parte, por sua vez, focaliza a economia criativa, apresentando suas principais definições, sua abrangência e seu caráter estratégico. Encerrando a terceira parte, os autores convidam os leitores a uma viagem a dezenove cidades criativas brasileiras, incluindo as quatorze que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO1 .

Os autores esperam que tais exemplos possam inspirar gestores públicos, em especial os ocupantes de cargos executivos nas esferas municipal e estadual, no sentido de explorarem os diversos segmentos da economia criativa em suas respectivas localidades,

 

 

1  As quatorze cidades brasileiras integrantes da Rede são: Campina Grande (PB), no segmento artes midiáticas; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Santos (SP) e Penedo (AL), em cinema; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), em gastronomia; Rio de Janeiro (RJ), em literatura; e Salvador (BA) e Recife (PE), em música.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!