Pesquisar

tempo de leitura: 3 min salvar no browser

{ ARTIGO }

Think tanks

Luiz Alberto Machado escreve sobre o crescimento dos centros de pensamento no Brasil e destaca a atuação do Espaço Democrático, a fundação do PSD

 

Luiz Alberto Machado, economista e colaborador do Espaço Democrático

Edição: Scriptum

 

Participei, nos dias 13 e 14 de outubro, de um evento em Belo Horizonte intitulado LibertyCon 2023. Promovido pelo Students For Liberty Brasil, foi um evento organizado por jovens para jovens de diversas entidades interessadas em defender e fortalecer a liberdade em todas as suas dimensões. Ministrei palestra sobre “A influência da Liberdade Econômica para a prosperidade das nações”, juntamente com o professor Ubiratan Iorio, num painel organizado pelo Instituto Liberal – que, na ocasião, lançou oficialmente o livro comemorativo aos seus 40 anos em defesa da liberdade¹. No material de divulgação do evento, fui qualificado como consultor do Espaço Democrático.

Tanto o Instituto Liberal como a Fundação Espaço Democrático são think tanks, tipo de instituição de importância muito valorizada em diversos países desenvolvidos e que vem tendo sua relevância aos poucos reconhecida também no Brasil.

E o que são think tanks?

De acordo com a Fundação Getulio Vargas, “think tank pode ser definido como instituição que se dedica a produzir conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos”. No mundo, há quase oito mil em 187 países, segundo divulgação anual da Universidade da Pensilvânia.

Essas instituições pautam debates sociais por meio da publicação de artigos, estudos e participação de seus integrantes na mídia. Além disso, os “think tanks também projetam alternativas e efeitos de possíveis impasses da sociedade”.

Já para a FIA Business School, “um think tank é uma organização preocupada em criar e disseminar conhecimento sobre os mais variados temas, como política, economia, saúde, segurança, ciência, entre outros. Normalmente, é associado a uma ponte entre os centros de ensino e as comunidades responsáveis por colocar em prática os estudos desenvolvidos. Outro ponto importante é que os think tanks estão relacionados a assuntos de interesse público”.

Um estudo detalhado e de excelente qualidade sobre think tanks foi publicado em 2019 como texto para discussão pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De autoria de Salvador Teixeira Werneck Vianna, Danilo Santa Cruz Coelho e Alexandre dos Santos Cunha, técnicos de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), tem por título “Desenhos organizacionais e atuação de think tanks governamentais: uma análise comparativa internacional”.

No estudo, sobretudo em seu segundo capítulo, “Think tanks: um conceito, várias definições” encontram-se contribuições atualizadas de valiosos especialistas.

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, um think tank é formalmente definido como “um instituto, corporação ou grupo organizado para estudar um determinado assunto (por exemplo, uma questão política ou um problema científico) e fornecer informações, ideias e aconselhamento/assessoramento”.

Kwon e Wei² fornecem uma definição semelhante, e igualmente genérica, ao fazerem a caracterização de um think tank como “um instituto, corporação ou grupo organizado para pesquisa interdisciplinar, geralmente voltada para clientes governamentais e/ou comerciais”.

Rich³, por sua vez, define think tanks como “organizações sem fins lucrativos, independentes e sem interesse, que produzem (e se baseiam em) conhecimentos e ideias para obter apoio junto à sociedade e ao governo para influenciar as políticas públicas”.

Para os autores do estudo, porém, a definição mainstream corrente, e atualmente mais difundida, é de McGann4, para quem think tanks “são organizações voltadas para assessoramento, análise e pesquisa em políticas públicas sobre questões domésticas e internacionais, permitindo, assim, que os formuladores de políticas e o público tomem decisões informadas sobre políticas públicas”. Nesta acepção, think tanks podem ser instituições afiliadas a outras (universidades, ministérios etc.) ou independentes, estruturadas como órgãos permanentes. Atuam como pontes entre as comunidades acadêmicas e de formulação de políticas e entre o Estado e a sociedade civil; traduzem a pesquisa aplicada e básica em uma linguagem compreensível, confiável e acessível aos formuladores de políticas e ao público em geral.

O Partido Social Democrático (PSD), que acaba de completar 12 anos de existência, tem no Espaço Democrático, a fundação para estudos e formação política, um de seus diferenciais como partido político, uma vez que, diferentemente do que se observa em outras agremiações partidárias, ele promove intenso e contínuo debate das questões nacionais e internacionais, utilizando modernas ferramentas de comunicação para coletar, discutir e apresentar propostas, colocando-se como ouvinte atento das demandas da sociedade e procurando, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do País e de seus cidadãos.

 

1 BERLANZA, Lucas (org.). Instituto Liberal: Quatro décadas em defesa da liberdade. Santo André, SP: Armada, 2023.

 

2 KWON, T.; WEI, J. The expanding field of think tank organizations: a comparative study of the U.S., China, and Korea. Washington University in St. Louis, May 2013. Disponível em:

 

3 RICH, A. Think tanks, public policy, and the politics of expertise. Cambridge University Press, 2004.

 

4 MCGANN, J. G. 2017 Global Go To Think Tank Index Report. [s.l.]: [s.n.], 2018. (TTCSP Global Go To Think Tank Index Reports, n. 13). Disponível em: https://repository.upenn.edu/think_tanks/13> .

 

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do PSD e da Fundação Espaço Democrático. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!