Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ ARTIGO }

Um balanço das eleições americanas

O cientista político Rogério Schmitt avalia os resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos e destaca que o ex-presidente Donald Trump foi um dos grandes derrotados

Rogério Schmitt, cientista político e colaborador do Espaço Democrático

Edição: Scriptum

 

Os Estados Unidos acabaram de realizar as eleições legislativas para renovar todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, e 35 das 100 vagas no Senado. Foram as chamadas “midterms”, as eleições que sempre acontecem no meio do mandato dos presidentes.

O atual inquilino da Casa Branca, o democrata Joe Biden, não tem um governo muito bem avaliado pelos norte-americanos. Na média das pesquisas, ele tem, em meados de novembro, 53% de desaprovação, contra 42% de aprovação.

Antes das midterms, os democratas tinham uma discreta maioria na Câmara: 220 cadeiras contra 212 dos republicanos.

Os votos de 7 distritos ainda não acabaram de ser contados no dia em que escrevo. Mas os republicanos já garantiram o controle da Câmara pelos próximos dois anos: elegeram 218 deputados, contra 210 dos democratas.

Na prática, a democrata Nancy Pelosi já anunciou que se afastará da presidência da Câmara. A partir de janeiro, um deputado republicano assumirá a estratégica função de “speaker”.

No Senado, também houve equilíbrio nas urnas, mas os democratas ao menos conseguiram manter a condição de partido majoritário.

O partido de Biden tinha 50 senadores antes da eleição, e já garantiu estas mesmas 50 cadeiras.

O Estado da Georgia ainda realizará um segundo turno no começo de dezembro. Se o candidato democrata for reeleito por lá, os democratas teriam uma vantagem de 51 senadores contra 49 dos republicanos.

Mas mesmo que os republicanos vençam a disputa na Georgia, e também fiquem com 50 senadores, o voto de minerva cabe, pela constituição americana, à vice-presidente democrata Kamala Harris. Esta é exatamente, aliás, a mesma correlação de forças atual no Senado.

O que estes resultados dizem sobre a eleição presidencial de 2024? A maioria dos analistas têm apontado, com razão, que o ex-presidente republicano Donald Trump foi um dos grandes derrotados.

Os republicanos, ao contrário do que se esperava, não recuperaram o controle do Senado, e não fizeram uma maioria folgada na Câmara. E muitos dos nomes apoiados por Trump nos Estados não conseguiram ser eleitos.

O ex-presidente já anunciou que disputará novamente a indicação a presidente pelos republicanos, mas possivelmente disputando a vaga com o governador Ron deSantis, reeleito na Flórida.

Entre os democratas, Biden não parece ter um rival ainda, e tudo indica que será candidato à reeleição, surfando novamente a onda anti-Trump.

Mas, para que tenha chances de ser reeleito, precisará recuperar preciosos pontos nas pesquisas de popularidade. A disputa está em aberto.

 

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do PSD e da Fundação Espaço Democrático. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!