Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

A ciência comprova: as plantas podem “falar”

Ao entender como as plantas se comunicam é possível aumentar as terras aráveis para alimentar nossa crescente população

 

Plantas “falam” entre suas raízes, caules, folhas, flores e frutos.

 

Texto: Estação do Autor com National Geographic

Edição: Scriptum

 

A ciência prova que o poder da fala não é exclusividade dos animais. As plantas também têm essa capacidade. Pesquisas revelam que muitas espécies emitem sons ultrassônicos para comunicar o estresse, por exemplo.

Reportagem de Allie Yang para o site National Geographic apresenta estudos que comprovam que as plantas se comunicam para reagir ao ambiente. Elas “falam” entre suas raízes, caules, folhas, flores e frutos. Em vez de sinais que se movem por um sistema nervoso como o nosso, Simon Gilroy, professor de botânica da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), diz que em plantas a comunicação ocorre mais como uma canalização.

Courtney Jahn, bióloga e diretora do programa National Science Foundation (NSF), que observa as interações das plantas, explica que as folhas detectam predadores e mudanças na luz e no som. Suas raízes monitoram as condições abaixo do solo, alertando para problemas com nutrientes, água e predadores. As raízes podem ainda prever a seca e “dizer” às folhas para limitar a transpiração e conservar a água.

Recentemente, um estudo mostrou que muitas espécies “falam” com tudo. De predadores a polinizadores. A relevância da pesquisa está no sentido de que, ao entender como as plantas se comunicam, é possível aumentar as terras aráveis para alimentar nossa crescente população. Outra importante colaboração é possibilitar a indicação de caminhos para as necessárias e urgentes adaptações às mudanças climáticas.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!