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Alimentação escolar: projetos brasileiros são exemplo de boas práticas

Escolas do ABC paulista foram selecionadas para participar de projeto promovido pela FAO

Instituições de ensino promovem não apenas refeições nutritivas, mas também atrativas aos alunos.

 

Texto: Estação do Autor com Agência Brasil

Edição: Scriptum

 

Três escolas de São Caetano do Sul, no ABC paulista, foram selecionadas para participar do projeto Making School Meals Tasty (Tornando as Refeições Escolares Saborosas), promovido pela FAO, organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. As instituições de ensino são citadas como referência de boas práticas em alimentação escolar por promover não apenas refeições nutritivas, mas também atrativas aos alunos.

Os organizadores do projeto destacam que além de dietas saudáveis para o desenvolvimento e bem-estar, é fundamental o usufruto dos alimentos acessando o direito de todos à alimentação. Leia na reportagem de Ludmilla Souza para a Agência Brasil como as iniciativas desenvolvidas em São Caetano do Sul podem inspirar outras escolas.

Segundo a organização da ONU, estima-se que 17% dos alimentos do mundo sejam desperdiçados no varejo e pelo consumidor final. “É essencial que a vontade de reduzir ou eliminar o desperdício de alimentos seja desenvolvida desde muito cedo e incentivada nas escolas.”

A FAO publicou diversas dicas para que as merendas escolares sigam orientações nutricionais e sejam desfrutadas por todos os alunos. As ações implementadas pelas escolas brasileiras passam pela criatividade e sustentabilidade. As hortas, por exemplo, geram familiaridade com as verduras e hortaliças que são preparadas nas cozinhas experimentais, um espaço próprio para as crianças criarem, cozinharem e descobrirem novas possibilidades com os alimentos. Na cozinha experimental convivem outros aprendizados, como de ciências, artes e história.

Adaptados à realidade local, os bem-sucedidos projetos de São Caetano do Sul foram criados e desenvolvidos de forma autônoma pelas escolas, seguindo um direcionamento geral da Secretaria de Educação do município.


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