Texto: Estação do Autor com site Tecmundo
Edição: Scriptum
Os carros elétricos vieram para ficar. É cada vez maior a presença deles nas médias e grandes cidades no mundo. No setor automobilístico, os VEs estão sendo considerados uma solução para um futuro mais sustentável e ecológico. Mas como toda inovação, a transição energética tem desafios a vencer. A indústria cresce e precisa de profissionais qualificados para manutenção e reparos nos sistemas dos veículos elétricos.
Artigo de Junior Miranda para o site Tecmundo traça o perfil da mão de obra adequada para lidar com os veículos movidos a eletricidade e a formação necessária para profissionais atuarem no setor.
As diferenças entre os motores a combustão e elétricos vão desde o instrumental de trabalho, equipamentos de proteção coletivos e individuais até a oficina que possui características próprias para a manutenção e o reparo de VEs. Por conta da presença de sistemas de alta tensão em corrente contínua, a segurança é uma preocupação crítica.
Para garantir que a nova geração de veículos elétricos seja confiável, segura e eficiente, a formação e atualização permanente do corpo técnico são fundamentais. Nesse sentido, a indústria automobilística se mobiliza e já oferece formação qualificada. A padronização de procedimentos, regulamentos de segurança e a conscientização sobre a importância de técnicos qualificados são passos cruciais para atender à crescente demanda por especialistas em veículos elétricos.