Texto: Estação do Autor com Folha de S.Paulo
Edição: Scriptum
Não é por acaso que o Brasil é considerado importante para a Meta, empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. Somos o país que mais envia mensagens de texto e áudio pelo WhatsApp, mesmo estando atrás da Índia e Indonésia em relação ao número de usuários.
Em entrevista concedida a Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, o presidente do WhatsApp na Meta, Will Cathcart, comemora o sucesso do aplicativo no Brasil que, conforme ele, continuará gratuito no país e sem anúncios. A aposta segue nos serviços de mensagem para empresas como um dos principais geradores de receita.
Com as eleições municipais se aproximando, Cathcart explica que, para o próximo ano, manterá a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. A ideia é aperfeiçoar mecanismos para detectar envios de disparos em massa, impedindo assim o mau uso do aplicativo no período eleitoral brasileiro. Segundo o executivo, vêm sendo aplicadas mudanças a partir de experiências em eleições recentes.
O presidente do aplicativo conta que, ao assumir a gestão do WhatsApp, em sua primeira semana de trabalho veio ao Brasil. Ao ouvir várias pessoas e analisar pesquisas qualitativas concluiu que deveria adicionar ao app mensagens que desaparecem. Hoje, o Brasil é o país que mais envia mensagens temporárias pelo WhatsApp.
Questionado sobre as experiências de Inteligência Artificial aplicadas à plataforma, Cathcart anuncia que algumas em breve chegarão ao Brasil. Uma delas é a IA para auxiliar empresas a responderem aos seus consumidores rapidamente. Com um agente de IA pode ser possível esclarecer informações básicas e iniciais. Por fim, “entraria um humano para fechar o negócio ou resolver uma questão mais difícil de atendimento ao cliente”, acrescenta Cathcart.