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‘Brasil é o país do WhatsApp’, diz presidente do aplicativo

Com as eleições municipais se aproximando, ferramenta manterá a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para detectar disparos em massa

Will Cathcart, presidente do WhatsApp na Meta: aposta segue nos serviços de mensagem para empresas como um dos principais geradores de receita.

 

 

Texto: Estação do Autor com Folha de S.Paulo

Edição: Scriptum

 

Não é por acaso que o Brasil é considerado importante para a Meta, empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. Somos o país que mais envia mensagens de texto e áudio pelo WhatsApp, mesmo estando atrás da Índia e Indonésia em relação ao número de usuários.

Em entrevista concedida a Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, o presidente do WhatsApp na Meta, Will Cathcart, comemora o sucesso do aplicativo no Brasil que, conforme ele, continuará gratuito no país e sem anúncios. A aposta segue nos serviços de mensagem para empresas como um dos principais geradores de receita.

Com as eleições municipais se aproximando, Cathcart explica que, para o próximo ano, manterá a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. A ideia é aperfeiçoar mecanismos para detectar envios de disparos em massa, impedindo assim o mau uso do aplicativo no período eleitoral brasileiro. Segundo o executivo, vêm sendo aplicadas mudanças a partir de experiências em eleições recentes.

O presidente do aplicativo conta que, ao assumir a gestão do WhatsApp, em sua primeira semana de trabalho veio ao Brasil. Ao ouvir várias pessoas e analisar pesquisas qualitativas concluiu que deveria adicionar ao app mensagens que desaparecem. Hoje, o Brasil é o país que mais envia mensagens temporárias pelo WhatsApp.

Questionado sobre as experiências de Inteligência Artificial aplicadas à plataforma, Cathcart anuncia que algumas em breve chegarão ao Brasil. Uma delas é a IA para auxiliar empresas a responderem aos seus consumidores rapidamente. Com um agente de IA pode ser possível esclarecer informações básicas e iniciais. Por fim, “entraria um humano para fechar o negócio ou resolver uma questão mais difícil de atendimento ao cliente”, acrescenta Cathcart.


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