Pesquisar

tempo de leitura: < 1 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Brasileiros criam sensor que detecta doenças como Alzheimer e Parkinson em 3 minutos

Dispositivo também facilita a vida de pacientes que necessitam monitorar com frequência biomarcadores na urina

O resultado é revelado quase que imediatamente em dispositivos móveis como celular, laptop ou tablet.

 

Texto: Estação do Autor com O Globo

Edição: Scriptum

 

Um dispositivo simples e barato desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é capaz de detectar doenças degenerativas crônicas. Além disso, pode facilitar a vida de pacientes que necessitam monitorar com frequência biomarcadores na urina sem sair de casa. O resultado é revelado quase que imediatamente em dispositivos móveis como celular, laptop ou tablet.

Reportagem publicada em O Globo (assinantes) destaca detalhes do equipamento com custo de produção inferior a R$ 0,50. O sensor possui uma tira flexível com eletrodos que, integrada a um analisador portátil, mede um amplo espectro de biomarcadores moleculares três minutos após receber gotas de urina.

Com apoio da FAPESP, os testes analisaram níveis de ácido úrico e dopamina na urina, biomarcadores para diferentes tipos de doenças como gota, câncer, disfunção renal, diabetes tipo 2, além de distúrbios neurológicos e psiquiátricos, incluindo esquizofrenia, depressão, Alzheimer e Parkinson.

O dispositivo é sustentável e foi desenvolvido com filmes biodegradáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O mecanismo está de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. A Food and Drug Administration, agência regulatória americana, já aprovou o material para aplicações biomédicas como stents, placas e parafusos ortopédicos entre outros.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!