
Proveniente do transporte marítimo, a poluição prejudica diversas espécies oceânicas.
Texto Estação do Autor com AFP/O Globo
Edição Scriptum
A poluição sonora submarina representa importante ameaça à vida nos oceanos. Baleias, golfinhos, peixes e muitas espécies são afetadas sofrendo interferência em sua capacidade de se orientar, se comunicar, caçar, se reproduzir e evitar predadores.
Nesta segunda-feira (9), em Nice, na França, uma coalizão de 37 países liderada pelo Panamá e Canadá se comprometeu a combater o ruído que invade o fundo do mar. Proveniente do transporte marítimo, a poluição prejudica diversas espécies oceânicas.
Reportagem da Agência France-Presse (AFP) publicada no jornal O Globo (para assinantes) trata da iniciativa por um “Oceano Silencioso”. França, Grécia e Portugal, entre outras nações, prometem avançar no desenvolvimento e uso de navios mais silenciosos. Além de tomar medidas de redução sonora na criação e gestão de suas áreas marinhas.
Segundo Juan Carlos Navarro, ministro do Meio Ambiente do Panamá, frequentemente a questão do ruído nos oceanos tem sido deixada de lado no discurso ambiental global. A coalizão pretende agir de maneira decisiva para proteger a biodiversidade marinha dessa ameaça invisível, mas poderosa, disse Navarro.
“O oceano é um mundo acústico, onde o som é sinônimo de sobrevivência; a vida marinha depende dele para se comunicar, navegar e encontrar alimento. A poluição sonora de origem humana sufoca esses sons vitais, mas a solução está ao nosso alcance”, afirmou Carlos Bravo, especialista da ONG OceanCare.
O barulho das hélices, a exploração de petróleo, os sonares militares ou a construção de aerogeradores no mar podem percorrer longas distâncias debaixo d’água, segundo o WWF. As belugas, espécie de baleia, detectam o som de navios quebra-gelo a distância de até 85 km, o que as faz entrar em pânico e fugir. Outros mamíferos marinhos também modificam seu comportamento com o estresse acústico.
A poluição sonora oceânica afeta ainda peixes, lulas e tartarugas marinhas.