Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Como a ‘armadilha populacional’ enfrentada pelo Canadá pode afetar a imigração

Número de pessoas cresce aceleradamente e economia não avança no mesmo ritmo: em 2023, país recebeu 1,25 milhão de residentes

Com o mais rápido crescimento populacional do mundo, o Canadá vem se transformando em uma nação multicultural.

 

Texto: Estação do Autor com BBC News/Mundo

Edição: Scriptum

 

O Canadá é conhecido, entre outras coisas, por sua política de imigração de portas abertas que, ao longo dos anos, permitiu a chegada de talentos e de mão de obra abundante, dinamizando a economia do país. Entre residentes permanentes e não permanentes, mais de 1,25 milhão de estrangeiros estabeleceram-se no Canadá no ano passado. Esse número, no entanto, fez disparar os alarmes devido à escassez de habitação disponível e a um fenômeno que ameaça minar a economia do país: a “armadilha populacional”.

Com o mais rápido crescimento populacional do mundo, o Canadá vem se transformando em uma nação multicultural. Apesar de aspectos positivos, o país corre o risco de cair na “armadilha populacional”, que se estabelece quando o número de pessoas cresce aceleradamente e a economia não consegue avançar no mesmo ritmo. Reportagem de Atahualpa Amerise para a BBC News/Mundo destaca a avaliação de especialistas, instituições e poder público canadense diante dessa nova realidade econômica e social.

Em entrevista concedida à BBC Mundo, Alexandra Ducharme, economista do Banco Nacional do Canadá (NBC, na sigla em inglês) explica que é a primeira vez na história moderna que o estoque de capital líquido per capita diminui anualmente. Ou seja, a quantidade média de recursos de produção do país, tais como edifícios, tecnologia e maquinário que estão disponíveis para cada pessoa. Sobre o assunto, o Departamento de Imigração declara que a imigração continua a contribuir positivamente para o crescimento econômico.

Na avaliação de Carolyn Rogers, vice-governadora do Banco do Canadá, o último ano teve um aumento particularmente grande no crescimento populacional. Isto pode ser visto no setor da habitação, impactando no preço dos aluguéis. No sentido de minimizar o problema, o governo lançou, em 2023, um Fundo Acelerador de Habitação, onde foram investidos US$ 4 bilhões para incentivar a construção de edifícios residenciais.

Considerando que muitos estrangeiros migram para o Canadá por meio de programas de estudos, novas regras estão sendo propostas. O número de vistos para estudantes internacionais foi limitado a 360 mil durante dois anos a partir de 2024, o que representa um corte de 35% em relação a 2023. Por outro lado, foi também lançado um programa piloto para estimular que os novos cidadãos se instalem nas zonas rurais e no Norte do país, onde a pressão demográfica é menor.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!