Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Como saber se avaliações de produtos online são falsas?

Investigação da BBC revelou que até mesmo clínicas médicas pagam por comentários positivos para melhorar sua visibilidade e avaliações

Comentários extremamente favoráveis que não fornecem nenhum detalhe real são duvidosos

 

Texto: Estação do Autor com BBC News Mundo

Edição: Scriptum

 

Difícil não se render ao conforto de fazer compras e contratar serviços on-line. Nesse universo, as opiniões de outros consumidores assumem um papel fundamental. No entanto, avaliações falsas em plataformas como o Google são um problema concreto.

Uma investigação da BBC revelou que até mesmo clínicas médicas, pelo menos no Reino Unido, pagam por comentários positivos para melhorar sua visibilidade e avaliações na web. Na outra ponta, críticas negativas também são vendidas para prejudicar um concorrente. Reportagem da BBC News Mundo dá dicas de como distinguir um comentário falso de um genuíno.

Por exemplo, a maioria das avaliações positivas falsas dá cinco estrelas ao produto ou serviço, e as negativas falsas dão uma estrela. Emma Vardy, jornalista de negócios da BBC, alerta que comentários extremamente favoráveis que não fornecem nenhum detalhe real são duvidosos. As opiniões reais tendem a incluir não apenas elogios, sendo mais equilibradas em termos de prós e contras. Importante notar se há erros gramaticais ou ortográficos no comentário. Isso pode indicar que copiaram e colaram informações de algum lugar e usaram um tradutor on-line.

Checar o perfil do usuário que avaliou, e se tem outros comentários sobre empresas locais ou ao redor do mundo, também é necessário. Nesse caso, é provável que seja uma crítica falsa, complementa Vardy. Apesar do Google declarar que remove comentários falsos e suspende contas não verdadeiras, evidências mostram que alguns ainda passam por esses filtros e são publicados na web.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!