Pesquisar

tempo de leitura: 2 min salvar no browser

{ NÃO DEIXE DE LER }

Confiança na democracia está em baixa no mundo

Ouvidos em pesquisa internacional, cidadãos de 19 países, incluindo o Brasil, se mostraram céticos em relação ao fato de as eleições serem livres e justas

De forma geral, diz a pesquisa, eleitores se mostraram céticos em relação ao fato de as eleições serem livres e justas.

 

Texto: Estação do Autor com Folha de S.Paulo

Edição: Scriptum

Levantamento que ouviu cidadãos de 19 países, incluindo o Brasil, indica que a democracia está perdendo a confiança da população. A pesquisa “Perceptions of Democracy” foi realizada pela organização intergovernamental International Idea (Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral).

Reportagem de Daniel Buarque para a Folha de S.Paulo (assinantes) detalha o estudo global sobre as percepções a respeito da democracia no mundo. O resultado apresenta um quadro de alta desconfiança com os processos eleitorais, além da preferência por líderes antidemocráticos. De forma geral, eleitores se mostraram céticos em relação ao fato de as eleições serem livres e justas.

Para desenvolver o entendimento sobre a imagem da democracia no mundo, os pesquisadores selecionaram os países considerando a diversidade geográfica, econômica e política. E incluídas as três das maiores democracias do mundo (Brasil, Índia e Estados Unidos).

Em 17 dos países analisados, menos da metade da população está satisfeita com os seus governos. Essa postura leva a um risco para o sistema democrático, segundo o estudo, o que é reforçado pelos dados a respeito da percepção sobre lideranças autoritárias.

Com sede em Estocolmo, na Suécia, a International Idea foi fundada em 1995 com o objetivo de identificar diferenças importantes, mas muitas vezes negligenciadas, entre as avaliações e atitudes de vários grupos em relação à democracia.

O relatório ressalta que “a saúde de uma democracia depende em grande parte das percepções das pessoas”, e por isso é importante entender essas visões de mundo para buscar formas de aprimorar o funcionamento da democracia e a maneira como ela é vista.


ˇ

Atenção!

Esta versão de navegador foi descontinuada e por isso não oferece suporte a todas as funcionalidades deste site.

Nós recomendamos a utilização dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Agradecemos a sua compreensão!